Podem Existir Erros no Budismo?

Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais)

Quando Buda morreu seus discípulos decoraram seus ensinamentos, passando de uma geração para outros seus ensinamentos.
Antigamente a escrita não era desenvolvida como é hoje.
O conteúdo de um livro naquela época lotava uma biblioteca, não existia o papel como é hoje e nem as canetas como são hoje em dia.
Os discípulos de Buda após a sua morte, se reuniram para expor e decorar seus ensinamentos, então eles perceberam que havia ensinamentos que se eram diferentes de um discípulo a outro, e chegou-se à conclusão de que isso ocorria porque cada um é diferente, e necessitava de aprendizagem diferente.  
Uma das coisas que é assustadora é o número de ensinamentos que Buda proferiu, que é 48.000 ensinamentos. 
Vendo um número tão elevado de ensinamentos, com tecnologias tão precárias, assim como a utilização da memória, não tem com não pensar que muitos ensinamentos podem estar errados ou distorcidos, é como um telefone sem fio.
Sem contar que muitas coisas podem ter sido inventadas, nada impediria de um discípulo passar ensinamentos ao invés de Buda.
Não estou querendo desfazer do Budismo, mas é que 48.000 ensinamentos para serem decorados, mas não só isso, expostos também, qual o tempo que isso levaria?
Assim muitas pessoas questionam se os ensinamentos de Buda são realmente dele, se realmente existem ou se existem distorções.
A resposta que os sacerdotes dão para essas questões é, não importa se Buda existiu ou não, se os ensinamentos são certos ou não, o importante é que o Budismo tem se provado algo válido com suas práticas, e realmente tem ajudado as pessoas, é isso mesmo que é importante.
Através da meditação, do autoconhecimento e de atingir o Nirvana, o Budismo tem se provado útil, e é isso que realmente importa.
Essas incertezas não são só do Budismo, mas de todas religiões tem seus erros e acertos, muitas coisas são inventadas para as crenças serem mais fantásticas e interessantes, muitas coisas são distorcidas para ter o poder, mas as outras religiões também ensinam o autoconhecimento e a iluminação, com uma linguagem diferente, mas se trata dos mesmos objetivos.
Porém querer ter o conhecimento espiritual sem erros é só uma questão de matar curiosidades, mas atingir o Nirvana e obter o autoconhecimento muda nossa vida demais para muito melhor, onde podemos ser muito mais felizes, sábios e realizados.

 

 

Alguns Destaques: